EQUIPE

Dorel Soares Ramos

Diretor Geral

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1996).

Atualmente é Consultor do Grupo EDP Energias do Brasil, onde exerceu cargo de Diretor de Regulação até Março de 2009, tendo sido ainda Diretor Comercial (Aquisição de Energia) e de Regulação das Distribuidoras Bandeirante Energia / Escelsa (Espírito Santo) e Enersul (Mato Grosso do Sul), pertencentes ao mesmo Grupo Empresarial, além de Diretor de Regulação da Holding EDP Energias do Brasil.

É Professor Doutor do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo é Sócio Administrador da MRTS Consultoria e Engenharia Ltda. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: planejamento de sistemas elétricos, regulação do setor elétrico, comercialização de energia e análise de riscos, geração de energia elétrica e modelagem institucional do setor elétrico.

Roberto Castro

Diretor Técnico

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia Mauá (1984), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2004).

Trabalhou em empresas do setor elétrico brasileiro como CESP, Elektro e CPFL. Atualmente é conselheiro de administração da CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, onde além de conselheiro, atua como diretor da área de gestão de mercado, responsável pelo cálculo e divulgação do Preço da Energia no Mercado de Curto Prazo, provimento de informações ao mercado, atendimento aos agentes, capacitação, regras, procedimentos, monitoramento e penalidades. Participou de programas de especialização nas áreas de gestão de projetos na Suécia, gestão de risco em comercialização de energia na Suíca e de executivo sênior na Inglaterra. Professor do PECE - Programa de Educação Continuada em Engenharia da USP/Poli nas área de regulação do setor elétrico, geração distribuída e gestão de risco em comercialização de energia elétrica para os seguimentos de geração, comercialização e distribuição de energia elétrica. Participou da banca julgadora e de qualificação de diversas teses de mestrado e doutorado, além de orientar diversas monografias de conclusão de curso no PECE.

José Roberto de Andrade Chaves

Diretor Técnico

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela USP São Carlos (1978), com pós-graduação em Otimização de Sistemas na Unicamp(1986), MBA pela Fundação Dom Cabral em 2002 e pós-MBA na Kellogg School of Management em 2006.

Trabalhou na Companhia Energética de São Paulo (CESP) de 1978 a 1999, nas áreas de Planejamento e Operação, sendo o seu último cargo Gerente de Planejamento da Geração. Trabalhou na Duke Energy International, Geração Paranapanema S.A. no período de 1999 a 2010, sendo o seu último cargo Diretor de Assuntos Regulatórios. Foi também Vice Presidente do Conselho de Administração da APINE de 2006 a 2010.

Com mais de 30 anos de experiência no Setor Elétrico, atualmente é sócio da MRTS Consultoria e Engenharia Ltda. e Consultor do Conselho de Administração da APINE (Associação dos Produtores Independentes de Energia).

Luiz Armando Steinle Camargo

Consultor

Pós-doutorado (2018-2019) e Doutor pelo Dep. de Eng. de Energia e Automação Elétrica da Universidade de São Paulo - USP (2015), com estágio no Dep. of Industrial Economics and Technology Management - NTNU/Norway (2012-2013); Mestre em Engenharia de Infraestrutura pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA (2005) e Engenheiro Civil pela USP (2002).

Possui experiência profissional de 18 anos atuando em engenharia consultiva e gestão de projetos nas áreas de Energia, Óleo & Gás, com atuação junto a importantes players destes setores em desenvolvimento de projetos, processos de M&A e assessorias técnica, econômica e regulatória.

Atua na MRTS em Regulação do Setor Elétrico, Comercialização de Energia e Investimentos, Estratégia Empresarial, Análise de Risco, Desenvolvimento de Ferramentas Analíticas e de Otimização para Tomada de Decisões Complexas.

Mateus Henrique Balan

Consultor

Mestre pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2020), possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Energia e Automação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2014).

Trabalhou no grupo EDP na área de Risco e Planejamento Energético, também trabalhou na Clime Trading comercializadora de energia.

Atualmente é consultor na MRTS atuando nas áreas: Regulação do Setor elétrico, planejamento de investimentos em geração, revisões e reajustes tarifários, complementariedade energética entre fontes renováveis, comercialização de energia elétrica, análise de riscos, modelagem de problemas de otimização e análise de dados.

Pedro Souza Rosa

Consultor

Mestre pela Politécnica/USP em Sistemas Digitais (2004), graduado em Engenharia Civil pela Politécnica/UFBa (1996).

Mais de 20 anos no mercado de desenvolvimento de sistema para área de energia com atuação na CSPE (Atual Arcesp), Enerq, EDP e Odebrecht. Expertise em regras de comercialização de energia, desenvolvimento de estudos para planejamento energético como estratégia para compra de energia. Otimização de portfólio e declaração em leilões, gerenciamento do nível de contratação de agentes D, G e C. Sazonalização e modulação de contratos de energia; criação de bancos de dados de informações estratégicas, avaliação de risco no ambiente livre e regulado. Apoio às atividades operacionais tais como balanços e provisionamentos contábeis.

Desde de 2018 atual como consultor na MRTS, desenvolvendo modelagens para projetos de P&D com foco em análise de risco, regulação, precificação, inteligência de mercado e energia renovável.

Matheus Sabino Viana

Consultor

É aluno de doutorado e possui mestrado (2018) em Engenharia Elétrica na área de Sistemas de Potência pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação (2002) em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Tem experiência em pesquisa e desenvolvimento nos seguintes temas: análise de sistemas de potência, avaliação probabilística de confiabilidade de sistemas elétricos de grande porte, redes elétricas inteligentes (smart grids) e microrredes, virtual power plants, planejamento energético, mercados de eletricidade e regulação. Sua experiência profissional, de mais de 20 anos, abrange ainda: gerenciamento e capacitação de equipes, treinamento, aplicação de equipamentos e sistemas de média e baixa tensão a indústrias de grande porte e projetos da área de Energia (Setor Elétrico / Petróleo e Gás) e prestação de serviços de consultoria especializada, envolvendo análise de dados, simulações computacionais, emissão de relatórios e treinamento em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e consultorias para o Setor Elétrico. É revisor do periódico internacional Applied Energy da Elsevier (Fator de Impacto 8.426).

Luís Fernando Nogueira

Consultor

Pós-graduado em Sistemas Elétricos com ênfase em geração pela UNIFEI (2009) e graduado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia Mauá (1992). Atualmente cursa disciplinas na área de recursos hídricos, energéticos e ambientais na UNICAMP e USP.

Experiência de mais de 26 anos na área de planejamento elétrico e energético do setor de energia elétrica, sendo a quase totalidade na Companhia Energética de São Paulo - CESP, onde atuou nas áreas de planejamento da transmissão, planejamento energético, na gerência de planejamento da operação e, mais recentemente, na gerência de middle-office da CESP Comercializadora.

Atualmente é consultor da MRTS nas áreas de planejamento, regulação, comercialização de energia elétrica, riscos e desenvolvimento de modelos.

Clarissa Petrachini

Consultora

Clarissa Petrachini Gonçalves possui graduação (2015) e mestrado (2020) em Energia e Automação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Além disso, é detentora do Certificado Nacional dos Profissionais de Investimento (CNPI).

Trabalhou 4 anos no grupo EDP nas áreas de Planejamento Energético e Regulação da Geração. Posteriormente, atuou por 1 ano e meio no banco Citibank como Associate em Equity Research no segmento de Utilities, onde trabalhou com modelos de Valuation para avaliação de empresas tanto de energia elétrica quanto saneamento atuantes na América Latina.

Atualmente é consultora na MRTS.

Laís Domingues Leonel

Consultora

Mestra em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2020). Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Potência pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017) com período sanduíche na College of New Jersey (2014-2015). Atualmente cursa doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo.

Trabalhou na empresa Arion Otimização em Energia na área de Gestão de Clientes no Ambiente de Comercialização Livre.

Atualmente é consultora pela MRTS Consultoria Ltda. atuando nas áreas: regulação do setor elétrico, planejamento de investimentos em geração, complementariedade energética entre fontes renováveis, comercialização de energia elétrica e análise de riscos.

Martin Melo Dias

Consultor

Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Energia e Automação pela Escola Politécnica da USP.

Trabalhou na Greener Tecnologias Sustentáveis, onde atuou em planejamento e execução de projetos em BI, sistemas fotovoltaicos, análise de negócios, viabilidade financeira e técnica de empreendimentos.

Atualmente é consultor na MRTS Consultoria Ltda. atuando com desenvolvimento de metodologias, procedimentos e ferramental para projetar preços no mercado de energia elétrica, bem como avaliação e mitigação dos riscos associados a comercialização de energia.